Revista Brasileira de Avaliação
http://www.rbaval.periodikos.com.br/article/doi/10.4322/rbaval.202500102025
Revista Brasileira de Avaliação
Entrevista

Avaliação discursiva centrada em valores: Fundamentos, aplicações e contribuições

Marcia Malaquias Braz, Marcos Arcanjo de Assis

Downloads: 0
Views: 33

Resumo

Rosana Boullosa, professora associada da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora sênior do CNPq, é uma referência em estudos críticos de políticas públicas, com enfoque decolonial, feminista e de gestão social. Na entrevista, ela apresenta seu Modelo de Avaliação Discursivo-Valorativo (AV-VA), uma abordagem que considera os valores, o discurso e a subjetividade como centrais para avaliação de políticas públicas. O modelo desafia perspectivas tradicionais, destacando como os valores transitam nas interpretações sobre os problemas públicos e suas soluções e nas decisões e conflitos políticos. Ela destaca como sua trajetória acadêmica e profissional a levou compreender a avaliação como um campo, os fundamentos da epistemologia axiológica e do modelo AV-VA, as recentes aplicações em pesquisas avaliativas e as potenciais contribuições da abordagem para prática avaliativa. Mais do que um modelo, o AV-VA é um convite a repensar a avaliação como espaço de disputa e transformação.

Palavras-chave

Avaliação. Axiologia. Valores. Discurso

References

Boullosa, Rosana de Freitas, & Araújo, Edgilson Tavares. (2009). Avaliação e monitoramento de projetos sociais. Curitiba: IESDE Brasil S.A.

Boullosa, Rosana de Freitas. (2018). Gestão Social e Avaliação. In João Martins de Oliveira Neto & Jeová Torres Silva Junior (Eds.), Gestão Social (Vol. 1, pp. 267-288). Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha/UANE/ BID/STDS.

Boullosa, Rosana de Freitas. (2020a). Para onde tem nos levado a pandemia? Entre tantos desamparos públicos, precisamos também falar sobre avaliação em políticas públicas. Revista NAU Social, 11(21), 427-442.

Boullosa, Rosana de Freitas. (2020b). Por um olhar epistemológico para a avaliação em políticas públicas: história, teoria e método. Revista AVAL, 4(18), 9-37.

Boullosa, Rosana de Freitas, Oliveira, Breynner Ricardo de, Araújo, Edgilson Tavares de, & Gussi, Alcides Fernando. (2021a). Por um antimanual de avaliação de políticas públicas. Revista Brasileira de Avaliação, 10(1), e100521. http://doi.org/10.4322/rbaval202110005.

Boullosa, Rosana de Freitas, Peres, Janaina Lopes Pereira, & Bessa, Luiz Fernando Macedo. (2021b). Por dentro do campo: Uma narração reflexiva dos estudos críticos em Políticas Públicas. Revista Organizações & Sociedade, 29(97), 306-332. http://doi.org/10.1590/1984-92302021v28n9704en

Boullosa, Rosana de Freitas. (2024). Avaliação discursiva centrada em valores: Modelo AV-VA. Brasília: Enap.

Chen, Huey-Tsyh, & Rossi, Peter H. (1983). Evaluating with sense: The theory-driven approach. Evaluation Review, 7(3), 283-302. http://doi.org/10.1177/0193841X8300700301

Cronbach, Lee. (1982). Designing evaluations of educational and social programs. San Francisco: JosseyBass.

Cronbach, Lee, & Snow, Richard. (1977). Aptitudes and instructional methods: A handbook for research on interactions. New York: Irvington.

Dewey, John. (1938). Logic of Inquiry. New York: Henry Holt.

Fischer, Frank. (1995). Evaluating Public Policy. Belmont: Wadsworth

Fischer, Frank. (2016). Para além do empirismo: Policy inquiry na perspectiva pós-positivista. NAU Social, 7(12), 163-180. http://doi.org/10.9771/ns.v7i12.31350

Guba, Egon, & Lincoln, Yvonna. (1989). Fourth generation evaluation. Thousand Oaks: Sage Publications.

Gussi, Alcides Fernando, & Oliveira, Breynner Ricardo de. (2016). Políticas Públicas e outra perspectiva de avaliação: Uma abordagem antropológica. Revista Desenvolvimento em Debate, 4(1), 83-101. http:// doi.org/10.51861/ded.dmdis.1.007

House, Ernest. (1991a). Evaluation and social justice: Where are we? In Milbrey Wallin McLaughlin & Denis Charles Phillips (Eds.), Evaluation and education: At quarter century (90th yearbook of the National Society for the Study of Education, Part II, pp. 233-247). Chicago: University of Chicago Press.

House, Ernest. (1993). Professional evaluation: Social impact and political consequences. Thousand Oaks: Sage Publications.

House, Ernest. (2015). Evaluating: Values, biases, and practical wisdom. Charlotte: Information Age Press.

International Public Policy Association – IPPA. (2025). ICPP7 - Chiang_Mai 2025. Recuperado em 27 de julho de 2025, de https://www.ippapublicpolicy.org/conference/icpp7-chiang-mai-2025/21

Oliveira, Breynner Ricardo de, Alves, Maria Michelle Fernandes, & Fichter Filho, Gustavo Adolf. (2022). Contextos e trajetórias para a análise de Políticas Públicas: Aportes teóricos para o campo da educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 17(3), 2095-2117. http://doi.org/10.21723/riaee. v17iesp.3.16722

Scriven, Michael. (1967). The methodology of evaluation. In Robert Stake (Ed.), Curriculum evaluation (American Educational Research Association Monograph Series on Evaluation, Vol. 1). Rosemont: Rand McNally.

Stake, Robert. (2004). Stake and responsive evaluation. In Marvin Alkin (Ed.), Evaluation roots: tracing theorists’ views and influences (pp. 203-217). Thousand Oaks: Sage Publications.

Stake, Robert, Migotsky, Christopher, Davis, Rita, Cisneros, Edith, Depaul, Gary, Dunbar, Christopher, Farmer, Raquel, Feltovich, Joan, Johnson, Edna, Williams, Brent, Zurita, Marta, & Chaves, Iduina. (1997). The evolving syntheses of program value. Evaluation Practice, 18(2), 89-103. http://doi. org/10.1177/109821409701800202

Weiss, Carol. (1972). Evaluation research: Methods of assessing program effectiveness. Hoboken: Prentice Hall.

Weiss, Carol. (1973). Where politics and evaluation research meet. Evaluation: The International Journal of Theory, Research and Practice, 1(3), 37-45.

Weiss, Carol. (1991). Evaluation research in the political context: Sixteen years and four administrations later. In Milbrey McLaughlin & Denis Charles Phillips (Eds.), Evaluation and education: At quarter century (90th yearbook of the National Society for the Study of Education, Part II, pp. 211-231). Chicago: University of Chicago Press.


Submitted date:
07/27/2025

Accepted date:
08/12/2025

68f106d6a9539535eb7a2655 rbaval Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections