Revista Brasileira de Avaliação
http://www.rbaval.periodikos.com.br/article/doi/10.4322/rbma201305002
Revista Brasileira de Avaliação
Artigo Original

Sistema de Monitoramento e Avaliação de Programas Sociais: revisitando mitos e recolocando premissas para sua maior efetividade na gestão

Paulo de Martino Jannuzzi

Downloads: 32
Views: 2890

Resumo

Este texto traz alguns elementos conceituais, metodológicos e político-institucionais acerca da estruturação de Sistemas de Monitoramento e Avaliação (SM&A). Sem se pretender exaustivo, o texto traz à discussão questões importantes que, se por um lado evidenciam a relevância de tais sistemas especializados, por outro relativizam alguns mitos arraigados na área. Procura-se mostrar que boa parte do sucesso em garantir que gestores e técnicos se interessem e usem de fato a informação e conhecimento produzidos acerca das Políticas e Programas depende da adequação do desenho do SM&A aos propósitos e necessidades de seus potenciais usuários. A natureza das perguntas respondidas pelo sistema e a escolha dos instrumentos determinam, de partida, o envolvimento e o interesse de gestores e técnicos no uso dos seus produtos. Advoga-se que esforços continuados de capacitação básica acerca dos programas, de seus objetivos, de suas atividades e de seus pontos críticos são também fundamentais não só para o sucesso da operação das políticas e seus programas como para o uso instrumental das informações e conhecimento produzidos.

Palavras-chave

Sistema de Monitoramento; Sistemas de Avaliação; Políticas públicas; Programas sociais; Instrumentos.

Referências

BRASIL. TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Relatório de levantamento dos sistemas de monitoramento e avaliação dos órgãos da administração direta do poder executivo. Brasília, 2010.

CEJUDO, G. Discurso y Políticas Públicas: el enfoque constructivista. In: MERINO,M; CEJUDO,G. Problemas, decisones y soluciones: enfoques de política pública. México: FCE/CIDE, 2010, p.93.

CUNILL GRAU,N.; OSPINA BOZZI,S. Fortalecimiento de los sistemas de monitoreo y evaluacion en America Latina. Washington, Banco Mundial/CLAD, 2008.

GARCIA, R. C. Subsídios para organizar avaliações da Ação Governamental. Textos para discussão, Brasília, n. 776: IPEA, 2001.

JANNUZZI,P.M. Avaliação de programas sociais no Brasil: repensando práticas e metodologias das pesquisas avaliativas. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, v.36, p.251-275, 2011a.

JANNUZZI,P.M. Monitoramento analítico como ferramenta para aprimoramento da gestão de programas sociais. Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação, Brasília, v.1, n.1, p.38-66, 2011b.

MACKAY,K. How to build M&E Systems to support better government. Washington, Banco Mundial, 2007.

MCDAVID, J. HAWTHORN.L. Program Evaluation and Performance Measurement: An Introduction to Practice. Thousand Oaks: Sage, 2006.

OWEN, J.M. Program evaluation: forms and approaches. New York, Guilford Press, 2007.

PINTO,A. et al. Pesquisas de Avaliação e Estudos Avaliativos para o Plano Brasil Sem Miséria e Programas do MDS Balanço de 2011 a maio de 2013 e Agenda 2013 a 2014. Estudo Técnico SAGI 09. Brasília, 2013.

ROSSI,P.H. et al. Evaluation: a systematic approach. Thousand Oaks: Sage, 2004.

RUA, M.G. A avaliação no ciclo da gestão pública. Apostila do curso de Especialização em políticas públicas da Educação com Ênfase em monitoramento e Avaliação – MPA. ENAP. MIMEO, 2004.

WORTHERN, B.R. et al. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: EdUsp;Ed. Gente, 2004

5f43f81a0e8825044e0d2b92 1598015026 Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections