Revista Brasileira de Avaliação
http://www.rbaval.periodikos.com.br/article/doi/10.4322/rbma201509008
Revista Brasileira de Avaliação
Artigo Original

A experiência de monitoramento do Programa Nacional de Capacitação dos Trabalhadores do SUAS (CapacitaSUAS)*

Patrícia Augusta Ferreira Vilas Boas, Marcílio Marquesini Ferrari, Maria Cristina Abreu Martins de Lima, Michelle Stephanou, Renato Silveira Souza Monteiro, Davi Lopes Carvalho

Downloads: 3
Views: 1178

Resumo

O Programa Nacional de Capacitação de Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS), publicado em março de 2012 e com a primeira oferta realizada em agosto de 2013, certificou, até outubro de 2015, um total de 19.156 trabalhadores do SUAS, sendo que 15.130 estavam em processo de capacitação até aquela data. A arquitetura de monitoramento e a avaliação do Programa CapacitaSUAS consideram suas características de execução descentralizada em todo o território nacional e a presença de atores variados com diferentes responsabilidades no processo. Este artigo apresenta a metodologia e os resultados de monitoramento do CapacitaSUAS nos esforços que são coordenados pelo Departamento de Formação e Disseminação (DFD) da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Palavras-chave

Monitoramento; Capacitação; Trabalho social.

Referências

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Caderno de Estudos Desenvolvimento Social em Debate, n. 22. Brasília, DF: MDS, 2015.

CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CNAS). Resolução CNAS nº 269, de 13 de dezembro de 2006. Institui a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social – NOB-RH/SUAS. Brasília, DF, 2006.

______. Resolução CNAS nº 08, de 16 de março de 2012. Institui o Programa Nacional de Capacitação do SUAS – CapacitaSUAS e aprova os procedimentos e critérios para adesão dos Estados e do Distrito Federal ao cofinanciamento federal do Programa Nacional de Capacitação do SUAS – CapacitaSUAS. Brasília, DF, 2012.

______. Resolução CNAS nº 04, de 13 de março de 2013. Institui a Política Nacional de Educação Permanente do SUAS. Brasília, DF, 2013.

VAITSMAN, J.; PAES-SOUSA, R.; RODRIGUES, R. W. S. O sistema de avaliação e monitoramento das políticas e programas sociais: a experiência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; UNESCO, 2006.

VAZ, J. C. O monitoramento no planejamento governamental em ambientes complexos: decisões e requisitos. Reflexões para a Ibero-América: planejamento estratégico. Brasília, DF: ENAP, 2009.

5f490ca80e8825545c73f44d rbaval Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections