Revista Brasileira de Avaliação
http://www.rbaval.periodikos.com.br/article/doi/10.4322/rbma201509009
Revista Brasileira de Avaliação
Artigo Original

Avaliação do trabalho social realizado em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS): contribuições a partir da psicologia sócio-histórica

Vinicius Cesca de Lima

Downloads: 3
Views: 1214

Resumo

O artigo apresenta e discute uma experiência de avaliação no âmbito da política pública de assistência social a partir de contribuição da psicologia sócio-histórica. A experiência em questão envolveu um conjunto de oficinas, com a participação dos trabalhadores de centros de referência de assistência social (CRAS) de um município paulista de grande porte, para a avaliação da prestação do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF). A avaliação evidenciou como a configuração dos processos de trabalho também é determinada, entre outros fatores, por um repertório de significações a respeito da realidade, dos usuários da política de assistência social, das possibilidades de intervenção e dos impactos sociais das políticas públicas, que compõem a dimensão subjetiva da realidade. Por esta razão, o alcance dos objetivos e dos impactos intencionados não depende apenas do planejamento das operações, mas precisa considerar também este repertório de significações. Explicitá-los e analisá-los é uma contribuição da psicologia sócio-histórica aos processos de avaliação de políticas públicas.

Palavras-chave

Dimensão subjetiva da realidade; Psicologia sócio-histórica; Políticas públicas; Assistência social.

Referências

AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 299 - 322, jan./abr. 2013.

ANSARA, S.; DANTAS, B. S. A. Intervenções psicossociais na comunidade: desafios e práticas. Psicologia & Sociedade, v. 22, n. 1, p. 95 - 103, 2010.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Política Nacional de Assistência Social PNAS/2004. Brasília: MDS, 2005.

BRASIL. Conselho Nacional de Assistência Social. Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009. Aprova a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. Brasília: CNAS, 2009.

CLOT, Y. Trabalho e poder de agir. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

FURTADO, O. As dimensões subjetivas da realidade: uma discussão sobre a dicotomia entre a subjetividade e a objetividade no campo social. In: FURTADO, O.; GONZÁLEZ REY, F. L. (Orgs.). Por uma epistemologia da subjetividade: um debate entre a teoria sócio-histórica e a teoria das representações sociais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

FURTADO, O.; SVARTMAN, B. Trabalho e alienação. In: GONÇALVES, M. G. M.; BOCK, A. M. B. (Orgs.). A dimensão subjetiva da realidade: uma leitura sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2009, p. 73 - 115.

GÓIS, C. W. L. Saúde comunitária: pensar e fazer. São Paulo: Hucitec, 2008.

GONÇALVES, M. G. M. Psicologia, subjetividade e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2010.

GONÇALVES, M. G. M.; BOCK, A. M. B. A dimensão subjetiva dos fenômenos sociais. In: BOCK, A. M. B.; GONÇALVES, M. G. M. (Orgs.). A dimensão subjetiva da realidade: uma leitura sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2009, p. 116 - 157.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARTIN-BARÓ, I. Psicologia de la liberación. Madrid: Editorial Trotta, 1998.

OLIVEIRA, I. F.; AMORIM, K. N. O. Psicologia e política social: o trato da pobreza como “sujeito psicológico”. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 30, n. 70, p. 559 - 566, jul./set. 2012.

REIS, C.; GIUGLIANI, S.; PASINI, V. L. Conversando sobre a Psicologia e o Suas: potencialidades e desafios para a atuação profissional dos psicólogos na política de assistência social. In: CRUZ, L. R.; GUARESCHI, N. (Orgs.). O psicólogo e as políticas públicas de assistência social. Petrópolis: Vozes, 2012, p. 149 - 166.

SILVA, J. V.; CORGOZINHO, J. P. Atuação do psicólogo, SUAS/CRAS e psicologia social comunitária: possíveis articulações. Psicologia & Sociedade, Florianópolis, v. 23, n. spe., p. 12 - 21, 2011.

5f490d330e88258e5e73f44c rbaval Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections