FAQ - Perguntas Frequentes
Sobre nós
O que é Periodikos?
O Periodikos é uma plataforma online autosserviço que permite a editores, instituições ou associações científicas criar sites para revistas científicas, alinhados com as recomendações internacionais, em poucos minutos.
Como nasceu a ideia?
Apesar de o mercado internacional de publicações científicas movimentar bilhões de dólares anualmente, a realidade no Brasil e na América Latina é de total falta de recursos destinados para pesquisa científica e, ainda menos, para sua divulgação. Assim, a Periodikos surgiu como uma proposta para incentivar a divulgação científica nesse mercado, permitindo que revistas tenham acesso a um sistema de qualidade, alinhado com as recomendações internacionais. Nosso grande diferencial é a facilidade para criar sites de revistas científicas, que a própria equipe editorial possa atualizar e gerenciar o conteúdo, sem desperdiçar recursos, tão importantes na área acadêmica.
Quais tipos de revista podem utilizar o Periodikos?
O Periodikos é uma plataforma para criar e hospedar sites de revistas científicas, e sua utilização deve estar de acordo com os nossos Termos de Uso. Assim, sites de revistas científicas, resumos e anais de congressos podem ser atendidos pelo Periodikos. Sites criados que não estejam em conformidade com os nossos termos serão desativados.
Posso sugerir melhorias e funcionalidades?
O Periodikos foi lançado em 2017 e já recebeu muitas melhorias. Agora, estamos trabalhando para disponibilizar o nosso plano de melhorias futuras e, assim, todos podem opinar sobre o que é importante para sua revista. Entretanto, nossa premissa de manter as funcionalidades alinhadas com as recomendações internacionais sempre será prioridade. Nossa missão é que você possa cuidar do seu conteúdo sem ter que se preocupar com detalhes técnicos ou estudar as recomendações internacionais, para publicação de periódicos científicos.
Posso gerenciar a avaliação dos artigos?
Sim, entretanto essa tarefa deve ser feita pelo corpo editorial da revista em outra ferramenta. A plataforma Periodikos não auxilia na avaliação. Tomamos essa decisão depois de estudar outros sistemas que tentam ajudar em todas as etapas desde a avaliação e produção até publicação, mas acabam falhando e se tornam uma dor de cabeça para as revistas devido à sua complexidade. O Periodikos tem o foco específico em ser fácil na etapa final: a publicação e divulgação das revistas científicas!
Posso criar o repositório da minha universidade?
O Periodikos não foi feito pensado nesta finalidade, mas, através dos recursos existentes no sistema, é possível realizar o cadastro do acervo de diferentes revistas. Dessa forma, com alguns ajustes, talvez seja possível haver uma espécie de repositório de revistas. No entanto, da maneira como o sistema está hoje, embora seja possível, talvez não seja recomendado. Estamos pensando em maneiras de possibilitar um ambiente para múltiplos periódicos em uma única conta; então, fique de olho em atualizações futuras.
O Periodikos é Open Source ou usa OJS/SEER?
Não. Acreditamos na iniciativa e colaboramos, quando possível, mas o ritmo de desenvolvimento e o código aberto deixam as plataformas vulneráveis. Assim, o Periodikos utiliza um código proprietário para ter liberdade de desenvolver melhorias relevantes mais rapidamente. Além disso, o fato de ser um serviço libera o cliente totalmente das responsabilidades e dos custos relacionados a hospedagem, atualizações de segurança, manutenção e desenvolvimento de melhorias, ao mesmo tempo em que oferece suporte técnico dedicado, evitando que o cliente precise gastar horas em fóruns ou/e contratar consultorias especializadas.
Preços e planos
Posso usar um domínio próprio?
Sim, a configuração de domínio próprio* pode ser realizada nos planos pagos.
Caso queira habilitar seu domínio, após fazer upgrade, escreva para helpdesk@periodikos.com.br e iremos realizar a configuração interna e lhe passar as informações para que você possa configurar seu domínio.
*A compra do domínio deve ser feita pelo próprio cliente. Nós não vendemos domínios.
Como é a cobrança e quais são as formas de pagamento?
A cobrança é feita através de anuidades, o pagamento pode ser por cartão de crédito, boleto bancário ou via empenho.
Posso vender anúncios nos planos pagos?
Você tem todo o direito de vender o espaço do seu site para anúncios, desde que o conteúdo destes anúncios não entre em conflito com os Termos de Uso do Periodikos.
O acervo da minha revista é enorme, posso cadastrá-lo?
Sim, é possível cadastrar o acervo histórico da sua revista com pagamento de um valor adicional. Este valor depende de dois fatores: a quantidade de artigos e o espaço em disco que irão ocupar. Entre em contato com o nosso suporte em financeiro@periodikos.com.br para receber uma tabela com os valores para o cadastro de acervo.
O acontece se eu cancelar ou parar de pagar?
Se você cancelar sua conta, seu site é desativado e você terá 90 dias antes que todos os arquivos e dados sejam permanentemente excluídos.
Quem atualiza o conteúdo?
Através do painel de administração, você pode atualizar todo o conteúdo disponível no site, incluindo conteúdo das páginas, acervo, informações da revista, notícias e até mesmo o layout.
Posso contratar gerenciamento de acervo e conteúdo?
Sim, você pode contratar um dos parceiros credenciados, ou solicitar ao seu prestador de serviço atual para usar a plataforma Periodikos para criar o site da sua revista científica.
Posso me tornar um parceiro? Quais as vantagens e como devo proceder?
Sim, o Periodikos é uma plataforma em constante evolução e parcerias são muito bem-vindas. Estamos ativamente credenciando parceiros para gestão de conteúdo e acervo, setup e layout, e desenvolvimento de plugins. A grande vantagem para o parceiro é utilizar o Periodikos como um marketplace para esses serviços, sem se preocupar com a manutenção e a evolução da plataforma. Caso tenha interesse em se tornar um parceiro, escreva para helpdesk@periodikos.com.br.
Migração e layout
Quais as opções de layout?
Um layout padrão é disponibilizado no momento do cadastro, mas existem várias opções de customizações através da administração. Informações ‒ como cores, tipografia, imagens e banners ‒podem ser ajustadas diretamente através de opções na administração e, para usuários avançados, o sistema ainda disponibiliza uma galeria para você enviar suas imagens e customizar o layout usando CSS.
Posso migrar meu site atual com o mesmo layout?
Consulte os parceiros da plataforma Periodikos, especialistas em layout e migração, para discutir acerca de demandas específicas da sua migração. Enquanto nossa página de parceiros não fica pronta, por favor, entre em contato com helpdesk@periodikos.com.br para solicitar indicações.
Tenho outras dúvidas. Para quem posso perguntar?
Envie um e-mail para helpdesk@periodikos.com.br e iremos responder o mais breve possível.
Perguntas técnicas
Como funciona o suporte técnico?
Todos os planos dão acesso ao suporte técnico e a um sistema de documentação direto no contexto da tela em uso no painel administrativo. Os planos pagos têm prioridade na solução de dúvidas por e-mail e acesso a suporte via chat em tempo real* e, dependendo do plano, direto do painel de administração da sua revista.
* disponível durante o horário comercial no Brasil.
Como é realizado o cadastro de artigos?
Atualmente, o cadastro pode ser realizado manualmente via formulários responsivos ou semiautomaticamente, realizando o upload da versão XML JATS dos artigos. Além disso, também é possível contratar um dos parceiros especialistas em migração. Enquanto nossa página de parceiros não fica pronta, por favor, entre em contato com helpdesk@periodikos.com.br para solicitar indicações.
Como é a política de backup?
A plataforma Periodikos utiliza datacenters da Amazon AWS e está sendo desenvolvida para ter alta disponibilidade e resiliência a falhas. Os arquivos que você envia para a galeria de documentos e para os artigos cadastrados são hospedados utilizando a tecnologia AWS S3, que garante disponibilidade de 99,99% e durabilidade de 99,999999999% (https://aws.amazon.com/s3/faqs/). As informações cadastradas no banco de dados (páginas, notícias etc.) contam com backup diário automático.
Qual o tamanho máximo para os arquivos?
Estamos sempre trabalhando para eliminar ou ampliar os limites. Para conhecer o tamanho máximo de upload de arquivos, consulte a informação na tabela de planos.
O sistema possui uma API?
Sim. No momento, entretanto, a API é simplificada e para uso interno da equipe. À medida que a API ganhe uma versão estável e madura, esta será liberada para parceiros e integradores.
O Google irá indexar minha revista?
A plataforma Periodikos atende todos os requisitos técnicos para indexação pelo Google e Google Scholar (https://scholar.google.com.br/intl/pt-BR/scholar/inclusion.html).
A indexação ocorre automaticamente pelos serviços do Google e pode levar algum tempo.
Para garantir que o seu site seja indexado é importante manter os dados e cadastros sempre corretos e atualizados.
Como faço para coletar conteúdo e artigos do meu site?
Se você precisa coletar conteúdo de páginas do seu site, informações de números e artigos publicados ou mesmo diversos artigos em formato PDF, a única forma é acessando o conteúdo e copiar/fazer download. Não há nenhuma ferramenta para auxiliar no processo de extração de conteúdo de seu site.